Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 69 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Os alunos do professor Maurício já investigaram e sabem que o cubo possui 11 diferentes planificações e que, em um dado de forma cúbica, a soma dos pontos marcados nas faces opostas é sete. Dessa forma, o professor solicitou que os estudantes completassem com pontos as faces I, II e II, de modo que esse cubo seja uma planificação de um dado.



Os alunos que responderam corretamente ao questionamento do professor indicaram que nas faces I, II e III deveriam estar representados, respectivamente, a seguinte quantidade de pontos:

(A) 1, 2 e 4.
(B) 1, 4 e 2.
(C) 2, 1 e 4.
(D) 2, 4 e 1.
(E) 4, 2 e 1.

Solução: (D)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

A questão pede para obter os números correspondentes às faces I, II e IIII da planificação do dado apresentado na figura do enunciado. Lembre-se que a soma dos valores de faces opostas de um dado é sempre sete.

2° – Estabelecimento de um Plano

Montar mentalmente a planificação e verificar os valores correspondentes. Na Figura I temos a montagem desta planificação para auxiliar os leitores na montagem o cubo.



Figura 1: Montagem do cubo conforme enunciado.
Fonte: Matematicando: a gente aprende brincando.


3° – Execução do Plano

Montado mentalmente o cubo, verificamos que a face 5 fica oposta a face I, a face 3 fica oposta a face II e a face 6 fica oposta a face III.

Então temos I = 2, II = 4 e III = 1.

4° – Avaliação

A questão apresenta uma dificuldade para os leitores que não estão acostumados com a geometria espacial.

No vídeo abaixo apresenta as 11 formas de se planificar um cubo ou hexaedro regular.

Fonte: Matematicando: a gente aprende brincando.

***
Dica de Leitura


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