Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 68 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Nas orientações Curriculares de Matemática, apresentadas no material Caderno do Professor, há uma discussão sobre a necessidade de o professor apresentar aos alunos situações envolvendo diferentes significados das frações.

A seguir, são apresentadas três situações envolvendo a representação fracionária dos números racionais.

Situações:

I. Que fração representa 3 bolos divididos igualmente entre 4 crianças?

II. Que fração representa a relação que a cozinheira faz quando prepara a massa de um bolo utilizando 4 xícaras de farinha para cada 3 xícaras de açúcar?

III. Que fração representa 3 partes de um bolo que foi dividido em 4 partes?

Os significados das situações I, II e III são, correta e respectivamente,

(A) Parte-todo, Razão e Quociente.
(B) Comparação, Razão e Quociente.
(C) Quociente, Comparação e Parte-todo.
(D) Comparação, Quociente e Parte-todo.
(E) Quociente, Razão e Parte-todo.

Solução: (E)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

A questão pede para classificar três situações conforme o significado das frações. A leitura do artigo de Cavalcante e Guimarães é latamente recomendado (vide, a referencia abaixo).

2° – Estabelecimento de um Plano

Analisar cada situação.

3° – Execução do Plano

I. Que fração representa 3 bolos divididos igualmente entre 4 crianças?

Conforme Cavalcante e Guimarães, podemos classificar esta situação como sendo quociente, visto que a fração indica uma divisão e seu resultado. Nas situações de quociente, temos duas variáveis, sendo que uma variável corresponde ao numerador e a outra ao denominador.

II. Que fração representa a relação que a cozinheira faz quando prepara a massa de um bolo utilizando 4 xícaras de farinha para cada 3 xícaras de açúcar?

Conforme Cavalcante e Guimarães, podemos classificar esta situação como sendo razão, visto que a fração refere-se a quantidades intensivas, nas quais a quantidade é     medida pela relação entre duas variáveis.

III. Que fração representa 3 partes de um bolo que foi dividido em 4 partes?

Conforme Cavalcante e Guimarães, podemos classificar esta situação como sendo parte – todo, visto que a Partição de um todo em n partes iguais, em que cada parte pode ser representada como 1/n. Um procedimento de dupla contagem, das partes do todo e das partes tomadas, no geral, é o suficiente para solucionar o problema..

4° – Avaliação

Conceito envolvendo frações está presente no cotidiano do aluno, desta forma é necessário o domínio pleno deste conteúdo.

Referencia:

CAVALCANTI, Érica Michele Silva. GUIMARÃES, Gilda Lisboa. Diferentes Significados de Fração: Análise de Livros Didáticos das Séries Iniciais. Disponível em <http://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2007.2/diferentes%20significados%20de%20frao.pdf>. Acessado em 14 / 07 / 2.014.

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 Dica de Leitura


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