Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 65 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

A diferença entre os polinômios F(x) e G(x) é – 3x2 – 9. Se F(3) = – 5, então G(3) é

(A) 41.
(B) 31.
(C) 0.
(D) – 31.
(E) – 41.

Solução: (B)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Temos que determinar G(3), sabendo que F(3) = – 5, que F(x) – G(x) = – 3 · x2 – 9 e que x = 3.

2° – Estabelecimento de um Plano

Calcular a diferença de F(3) e G(3) para determinar o valor de G(3).

3° – Execução do Plano

F(x) – G(x) = – 3 · x2 – 9 → F(3) – G(3)  = – 3 · (3)2 – 9 = – 36

F(3) – G(3) = – 36

– 5 – G(3) = – 36 → – 5 + 36 = G(3) → 31 = G(3)

4° – Avaliação

Questão cuja resolução exige somente um pouco de atenção na hora da resolução para evitar erros no cálculo.

***
Dica de Leitura


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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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