Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 56 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Ariel, Bruno, Ciro e Léo vão apostar corrida de bicicleta. Se não houver empates, é correto afirmar que eles poderão se classificar de

(A) 76 maneiras distintas.
(B) 64 maneiras distintas.
(C) 56 maneiras distintas.
(D) 24 maneiras distintas.
(E) 18 maneiras distintas.

Solução: (D)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Devemos de quantas formas quatro ciclistas podem terminar uma corrida sem que ocorram empates.

Inicialmente temos quatro ciclistas que podem terminar a corrida no primeiro lugar. Definido o primeiro lugar temos três ciclistas disputando o segundo lugar. Definido o segundo lugar temos dois ciclistas disputando o terceiro lugar e finalmente temos o ciclista que ocupa a quarta posição.

2° – Estabelecimento de um Plano

Termos que determinar quantas possibilidades temos para o primeiro lugar, para o segundo lugar, para o terceiro lugar e para o quarto lugar e aplicar o principio fundamental de contagem.

Uma pequena tabela pode auxiliar no raciocínio.

Posição
Possibilidades





3° – Execução do Plano

Completando a tabela temos:

Posição
Possibilidades
4
3
2
1

Segundo o princípio fundamental da contagem devemos multiplicar os números de opções entre as escolhas que são apresentadas, ou seja: 4 · 3 · 2 · 1 = 24 possibilidades diferentes para o término da corrida.
  
4° – Avaliação

Este é um típico problema envolvendo o Princípio Fundamental da Contagem ou Regra do Produto, um princípio combinatório que indica quantas vezes e as diferentes formas que um acontecimento pode ocorrer.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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