Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 48 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Uma foto impressa em papel tem a forma retangular e tem largura de 10 cm e comprimento de 14 cm. Essa foto foi ampliada de modo que a largura passou a ser 15 cm.
Assim, se a nova foto conservar a mesma razão entre o comprimento e a largura da original, o comprimento da foto ampliada será de

(A) 19 cm.
(B)  21 cm.
(C)  24 cm.
(D) 28 cm.
(E)  35 cm.

Solução: (B)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Segundo o enunciado devemos determinar o comprimento de uma foto que foi ampliada.

A foto original tem 10 cm de largura e a foto ampliada tem 15 cm de largura, ou seja, a largura ampliou 50% do valor original.

2° – Estabelecimento de um Plano

Se a largura teve uma ampliação de 50%. Mantendo-se a mesma proporção o comprimento terá o mesmo 50% de ampliação.
                                             
3° – Execução do Plano

O comprimento da foto ampliada será de:

14 + 50% de 14 = 14 + (50 / 100) · 14 = 14 + 7 = 21 cm

4° – Avaliação

Podemos considerar que “conservar a mesma razão entre o comprimento e a largura da original”. Sendo COriginal o comprimento original da foto e LOriginal a largura original da foto, CAmpliada o comprimento ampliado da foto e LAmpliada a largura ampliada da foto, temos:

COriginal / LOriginal = CAmpliada / LAmpliada

14 / 10 = CAmpliada / 15

CAmpliada = (14 · 15) / 10 = 210 / 10 = 21 cm
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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