Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 40 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

Se a medida do raio de uma esfera é 10 cm, então a área de sua superfície é igual a

(A) 100π cm2.
(B) 200π cm2.
(C) 400π cm2.
(D) 600π cm2.
(E) 800π cm2.

Solução: (C)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Calcular a superfície ( ) da esfera de raio ( ) igual a 10 cm.

2° – Estabelecimento de um Plano

Utilizar os dados e aplicar na fórmula da área da esfera.
                                             
3° – Execução do Plano

S = 4 · π · r2

S = 4 · π · 102 = 4 · π · 100 = 400 · π cm2

4° – Avaliação

Questão do tipo “se lembra ... faz ... se não lembra ... chuta”. Que aprecia a História da Matemática pode se lembrar de Arquimedes que deduziu a fórmula para cálculo da área da esfera.

Arquimedes observou que uma esfera inscrita no cilindro tem a área de superfície igual a área lateral deste cilindro.

ASE = ALateral do Cilindro

ASE = 2 · π · r · h

Então se temos uma esfera de raio r, inscrita num cilindro, logo o cilindro tem raio r e altura h igual a 2 · r.

ASE = 2 · π · r · 2 · r

ASE = 4 · π · r2

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