Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 34 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

O gráfico apresenta dados referentes a uma pesquisa realizada com 500 professores de uma Diretoria de Ensino. Cada um desses professores informou o número de filhos.


A partir dos dados desse gráfico, é correto afirmar que exatamente

(A) 75% dos que têm 3 ou mais filhos são mulheres.
(B) 40% dos que têm 3 ou mais filhos são homens.
(C) 8% dos homens têm 3 ou mais filhos.
(D) 20% dos homens têm 3 ou mais filhos.
(E) 15% do total de professores não têm filhos.

Solução: (A)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

Analisando o gráfico, observamos que: dos 500 professores pesquisados, 260 são mulheres e 240 são homens.

Das 260 professoras: 20 não têm filhos; 40 tem apenas um filho; 80 têm dois filhos, e; 120 têm três ou mais filhos.

Dos 240 professores: 90 não têm filhos; 60 tem apenas um filho; 50 têm dois filhos, e; 40 têm três ou mais filhos.

2° – Estabelecimento de um Plano

Analisar cada alternativa, realizando os cálculos necessários visando verificar qual é a correta.
                                             
3° – Execução do Plano

(A) 75% dos que têm 3 ou mais filhos são mulheres → Verdadeiro.

Temos 160 professores (120 mulheres e 40 homens) que têm três ou mais filhos, então aplicando a “Regra de Três”, 120 professoras equivalem a 75% do total de professores que têm três ou mais filhos.

(B) 40% dos que têm 3 ou mais filhos são homens → Falso.

Temos 160 professores (120 mulheres e 40 homens) que têm três ou mais filhos, então aplicando a “Regra de Três”, 40 professores equivalem a 25% do total de professores que têm três ou mais filhos.

(C) 8% dos homens têm 3 ou mais filhos → Falso.

Temos 240 professores homens (90 não têm filhos; 60 tem apenas um filho; 50 têm dois filhos, e; 40 têm três ou mais filhos), então aplicando a “Regra de Três”, 40 professores equivalem a 16,67% do total de professores homens.

(D) 20% dos homens têm 3 ou mais filhos → Falso.

Temos 240 professores homens (90 não têm filhos; 60 tem apenas um filho; 50 têm dois filhos, e; 40 têm três ou mais filhos), então aplicando a “Regra de Três”, 40 professores equivalem a 16,67% do total de professores homens.

(E) 15% do total de professores não têm filhos → Falso.

Temos 500 professores (entre mulheres e homens) e 110 professores (20 mulheres e 90 homens) que não tem filhos, então aplicando a “Regra de Três”, 110 professoras equivalem a 22% do total de professores.

4° – Avaliação

O cuidado maior na resolução é observar as porcentagens, visto que algumas estão relacionando a uma parte especifica dos professores.

***

As professoras são corajosas ... sinceramente com o salário atual dos professores tem como manter uma família com três ou mais filhos? 

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