Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

06 de Maio = Dia Nacional da Matemática


No dia 06 de maio de 1895 nasceu Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como "Malba Tahan". Escritor e professor de Matemática, ele é autor de inúmeras obras literárias que apresentam a matemática de uma forma diferencia, dentre elas “O Homem que Calculava”.
 
Júlio César de Melo e Souza
(1895 + 79 = 
1974)
Por isso o Dia Nacional da Matemática (e o Matemático pegou uma carona) é comemorado em 6 de maio, de acordo com uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, inicialmente apresentado pela Sra. Professora Raquel Teixeira, no Projeto de Lei n.º 3.482-E, de 2.004, que tinha o intuito de divulgar a ciência como uma importante ferramenta de trabalho humano.
Uma das primeiras capas do livro
 "O Homem que Calculava".

Nesse dia, os matemáticos devem divulgar e demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, com o propósito de mostrar às pessoas que a Matemática não é tão complicada como muitos pensam. Suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos.

Algumas leis referente ao dia da Matemática

***

AUTÓGRAFOS DO PL 3.482-C/04

Aprovado na Câmara dos Deputados em 3/8/2005

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN.

Art. 2º O Poder Executivo, por meio dos Ministérios da Educação e da Cultura, incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Câmara dos Deputados, 10 de agosto de 2005.

Severino Cavalcanti
Presidente

***

EMENDA DO SENADO FEDERAL

Emenda do Senado ao Projeto de Lei da Câmara nº 80, de 2005 (PL nº 3.482, de 2004, na Casa de origem), que “institui o Dia Nacional da Matemática.”

Emenda única (Corresponde à Emenda nº 1 - CE)

Dê-se ao art. 2º do Projeto a seguinte redação:

“Art. 2º O Poder Executivo incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data.”

Senado Federal, em 28 de fevereiro de 2006.
  
Senador Renan Calheiros
Presidente do Senado Federal

***

LEI Nº 12.835, DE 26 DE JUNHO DE 2013.

Institui o Dia Nacional da Matemática.


A Presidenta Da República faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN.

Art. 2º O Poder Executivo incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 26 de junho de 2013; 192º da Independência e 125º da República.

Dilma Rousseff
Aloizio Mercadante


Postar um comentário

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Inteligência?

Qual é a diferença entre um Número e um Algarismo?

Seguidores

Google+ Followers