Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão de Consurso: Análise de Gráfico

Um fato interessante ocorre quando se dedica certa parte do seu tempo na resolução de questões para concurso. Na 12º questão do concurso para o cargo de professor de matemática da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Estado do Paraná, realizado no ano de 2.013.

A seguir apresentamos a questão omitindo as alternativas, que neste caso não é do interesse nesta postagem:

Uma determinada empresa de ônibus aluga seus ônibus para estudantes em viagens para encontros e congressos. Um grupo decidiu viajar para participar de um encontro nacional. Ao fazerem uma pesquisa de preços, os estudantes receberam de uma empresa a seguinte proposta: o preço de cada passagem depende do total de passageiros – cada  passageiro pagará R$ 90,00 mais o valor de R$ 5,00 por lugar que eventualmente ficar vago no ônibus. Sabendo que o ônibus tem 52 lugares (...)

A questão já foi resolvida algebricamente em outra postagem (Clique Aqui), entretanto esta questão me chamou a atenção por se tratar de uma situação problema que pode ser utilizada didaticamente em sala de aula.

A resolução puramente algébrica ofusca detalhes interessantes envolvendo a função p(x) = 350 ∙ x – 5 ∙ x2, contido no intervalo de 1 ≤ x ≤ 52, sendo que x representa o número de passageiros.

A construção do gráfico permite que o professor e aluno analisem outros aspectos desta função como, por exemplo, que para 20 e 50 passageiros a empresa arrecada a mesma quantia de R$ 5.000,00 apesar da diferença de R$ 150,00 pago por casa passageiro.

O gráfico dinâmico construído no GeoGebra, como é apresentado a seguir auxilia e muito na analise e na compreensão dos alunos.

Por favor, verifique se o seu navegador não está bloqueando o acesso a atividade. Para instalar a linguagem JAVA em seu computador, acesse o endereço www.java.com/pt_BR
Prof. Luiz Francisco (Blog Matemática Nua & Crua), 6 Outubro 2013, criado com o GeoGebra

Para utilizar a construção arraste o controle deslizante "Passageiros" e o observe  o movimento do ponto sobre o gráfico e a mudança no valor pago por cada passageiro e no valor total arrecadado pela empresa.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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