Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 24 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II

A figura representa um alvo de dardos. Esse alvo é formado por dois quadrados cujos lados medem respectivamente 3 m e 1 m.



Uma pessoa atira um dardo e acerta no alvo. A probabilidade de ela ter acertado no interior do quadrado menor é:

(A) 1/2.
(B) 1/3.
(C) 1/4.
(D) 1/8.
(E) 1/9.

Solução: (E)

Aplicando o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:

1° – Compreensão do Problema

A figura representa um alvo de dardos com a forma quadrada e que apresenta apenas duas áreas de pontuação: uma área clara (AC) e outra área escura (AE).

A resposta da questão é a probabilidade do dardo de atingir a área cinza [P (AE)], sendo que a área do alvo (AA) é 9 m2; a área clara é de 8 m2 e a área escura é de 1 m2.

2° – Estabelecimento de um Plano

A probabilidade de acertar uma área específica do alvo é a razão entre a área específica pela área total do alvo, na forma matemática temos:

P (Área Específica) = (Área Específica) / (Área do Alvo)

 3° – Execução do Plano

Calculando a probabilidade:

P (AE) = 1 / 9

4° – Avaliação

O alvo possui uma área 9,0 m2 e a área que deve ser acertada é de 1,0 m2 então temos 1 possibilidade em 9 de acertar a parte que escura.

***

Analisando esta questão algumas perguntas surgem, quase que imediatamente: por que colocar uma questão deste tipo no concurso? Na vida docente temos diversas questões pedagógicas envolvendo competências e habilidades que devemos avaliar de cada aluno, portanto qual competência e habilidade está sendo avaliado nesta questão? E o mais relevante: que pessoa em sua sã consciência fabrica um alvo para jogar dardos com 9 m2 de área?

Em minha opinião é umas das questões mais sem noção e sem propósito que já resolvi e postei aqui no blog. As dimensões do alvo são totalmente impraticáveis para um jogo de dardos.

Só para titulo de curiosidade: segundo os dados disponibilizados na internet, o tamanho oficial de um alvo para o jogo de dardos é de 18 polegadas de diâmetro, ou seja, 0,4572 m de diâmetro, com área de 0,1642 m2 aproximadamente, o jogador utiliza um dardo de cerca de 8,0 gramas; e o jogador se posiciona a cerca de 2,37 m.

Mantendo-se as proporções e considerando que um brasileiro mediano possui 1,73 m de altura (segundo site do IBGE 2.008/2.009), a pessoa que poderia utilizar este alvo teria em média 94,82 m, utilizando um dardo de 0,44 kg e com o alvo posicionado a 129,90 m. Neste caso este alvo seria utilizado para o entretenimento das estátuas de Buda localizado na Ásia onde algumas possuem alturas superiores a 90,0 m.

Para título de comparação a Estátua do Cristo Redentor tem uma altura de 38,0 m e proporcionalmente necessitaria de um alvo com 3,61 m2 com dimensões aproximadas de um quadrado de 1,90 m de lado ou um disco com 1,07 m de raio, utilizando um dardo de 0,18 kg e com o alvo posicionado a 52,06 m.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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