Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 50 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Todos os 40 professores de uma escola têm pelo menos 1 filho. Nenhum professor tem mais de 4 filhos. O gráfico a seguir apresenta a distribuição da quantidade de filhos desses professores.


Com base nas informações expressas no gráfico, é correto afirmar que

(A) a média do número de filhos dos professores é 2,85.
(B) a mediana do número de filhos dos professores é 2,5.
(C) a moda do número de filhos dos professores é 2,55.
(D) o número de professores com dois ou mais filhos não ultrapassa 80% do total.
(E) o número de professores com pelo menos três filhos ultrapassa 50% do total

Solução: (B)

(A) “a média do número de filhos dos professores é 2,85” → Falso.

X = (6 ∙ 1 + 14 ∙ 2 + 12 ∙ 3 + 8 ∙ 4) / 40 = 2,55 filhos.

(B) “a mediana do número de filhos dos professores é 2,5” → Verdadeiro.

Ordenando de forma crescente os dados da amostra temos: 1º ao 6º são professores com 1 filho; 7º ao 20º são professores com 2 filhos; 21º ao 32º são professores com 3 filhos, e; 33º ao 40º são professores com 4 filhos.

Sendo par, o número dos dados desta amostra, a mediana é obtida pela metade da soma do 20º e 21º desta amostra: 20º = 2 filhos e 21º = 3 filhos, então (2 + 3) / 2 = 2,5 filhos.
  
(C) “a moda do número de filhos dos professores é 2,55” → Falso.

A moda é o dado que mais se repete na amostra. A moda desta amostra é 2 filhos já que aparece quatorze vezes na amostra.

(D)"o número de professores com dois ou mais filhos não ultrapassa 80% do total" → Falso.

O total de professores quem possui dois ou mais filhos é de 34 professores, ou seja, 85% dos professores.

(E) "o número de professores com pelo menos três filhos ultrapassa 50% do total" → Falso.

O total de professores quem possui pelo menos três filhos é de 32 professores, ou seja, 80% dos professores.

Resolução a pedido da Profª. Édnamar.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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