Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 25 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Dona Solange, professora de Matemática, solicitou a seus alunos que resolvessem a seguinte inequação de 1.º grau: – 6 – 8x ≤ ­3 – 2(4 – 3x). No quadro apresentado, estão descritos, passo a passo, os procedimentos utilizados por duas de suas alunas, Ana e Júlia.


É correto afirmar que Ana e Júlia

(A) obtiveram a resposta correta e todos os procedimentos estão corretos.
(B) obtiveram a resposta correta, mas Ana errou na passagem de IV para V; Júlia acertou todos os procedimentos.
(C) obtiveram a resposta correta, mas Júlia errou na passagem de IV para V; Ana acertou todos os procedimentos.
(D) não obtiveram a resposta correta, pois Ana errou na passagem de V para VI e Júlia, na passagem de II para III.
(E) não obtiveram a resposta correta, pois Ana errou na passagem de II para III e Júlia, na passagem de V para VI

Solução: (C)

Resolvendo a inequação – 6 – 8 ∙ x ≤ ­3 – 2(4 – 3 ∙ x):

– 6 – 8 ∙ x ≤ ­3 – 2 ∙ (4 – 3 ∙ x) → – 6 – 8 ∙ x ≤ ­3 – 8 + 6 ∙ x

→ – 6 – 8 ∙ x ≤ ­ – 5 + 6 ∙ x → – 6 – 8 ∙ x + 5 ≤ ­ – 5 + 6 ∙ x + 5

→ – 1 – 8 ∙ x ≤ ­ 6 ∙ x → – 1 – 8 ∙ x + 8 ∙ x ≤ ­ 6 ∙ x + 8 ∙ x

→ – 1 ≤ ­ 14 ∙ x → – 1 ∙ (1 / 14) ≤ ­ 14 ∙ x ∙ (1 / 14) → – 1 / 14 ≤ ­ x x ≥ – 1 / 14

Júlia e Ana acertaram a resolução da inequação, entretanto Júlia na passagem do passo IV e V comete um erro:

Nesta passagem provavelmente a aluno realizou o procedimento de “multiplicar por (– 1)” entretanto não inverteu o sinal da inequação de ≤ para ≥.

O procedimento correto seria:

–14 ∙ x ≤ 1    (– 1)

14 ∙ x ≥ –1

Resolução a pedido da Profª. Édnamar.

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