Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 24 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Um professor repartiu igualmente 3600 folhas de papel de seda entre seus alunos de uma classe do 8.º ano em um dia da semana passada. Como faltaram 5 alunos naquele dia, os que compareceram ganharam 10 folhas a mais que ganhariam caso não houvesse faltas. Uma equação que permite determinar o número x de alunos da classe é

(A) [1 / (x – 5)] + 10 = 3600
(B) 3600 / x = [3600 / (x – 5)] – 10
(C) [3600 / x] – [3600 (x – 5)] = 10
(D) [3600 / x] – 5 = 10
(E) [x / 3600] – 5 = 10

Solução: (A)

Seja y o número de folhas de seda que cada aluno recebe e x o número de alunos.

Em condições normais temos y = 3600 / x .

Entretanto faltaram cinco alunos, logo x – 5. Forma cada aluno recebeu dez folhas adicionais, logo y + 10 , desta forma temos:

+ 10 = 3600 / (x – 5) → = [3600 / (x – 5)] – 10

Concluímos então que

3600 / x = [3600 / (x – 5)] – 10

Resolução a pedido da Profª. Édnamar.

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