Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 23 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Para que seus alunos compreendessem melhor as grandes vantagens de um sistema posicional, um professor propôs algumas atividades envolvendo outras bases além da decimal. Entre essas atividades, apresentou os resultados dos cálculos com números naturais para seus alunos, mas não informou qual era a base dos números representados. Os cálculos apresentados, em uma única base, foram os seguintes:

I. 6 + 0 = 6.
II. 6 + 1 = 7.
III. 3 x 3 = 11.
IV. 5 x 2 = 12.

Pode-se que concluir que os cálculos foram feitos utilizando-se a base

(A) 10.
(B) 9.
(C) 8.
(D) 7.
(E) 6

Solução: (C)

Podemos inicialmente desconsiderar a alternativa (A) já que 3 x 3 = 9 e 5 x 2 = 10 no sistema de base dez.

As alternativas (C) e (D) são desconsideradas já que na base seis os números são formados pelos algarismos {0 , 1 , 2, 3 , 4 , e 5} e na base sete pelos algarismos {0 , 1 , 2, 3 , 4 , e 5 e 6}.

Devemos analisar os itens III. 3 x 3 = 11 e IV. 5 x 2 = 12. 

3 x 3 = 910 = 109 = 118

5 x 2 = 1010 = 119 = 128

Logo os cálculos são realizados na base oito.

Resolução a pedido da Profª. Édnamar.

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