Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 22 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Um professor do 6.º ano, para destacar uma das principais características do Sistema de Numeração Decimal, que é o valor posicional dos símbolos, propôs diversas atividades a seus alunos envolvendo outras bases além da base dez. Em uma dessas atividades, o professor propôs que contassem uma determinada quantidade de pedrinhas na base quatro e que registrassem essa quantidade utilizando os algarismos indo arábicos e o princípio do valor posicional. Se a quantidade de pedrinhas era de 147 (cento e quarenta e sete), os alunos que fizeram corretamente essa contagem escreveram:

(A) (210)quatro
(B) (410)quatro
(C) (421)quatro
(D) (2103)quatro
(E) (3012)quatro

Solução: (D)

A representação do sistema de numeração de base quatro por meio de algarismo indo arábicos utiliza somente os algarismos {0 , 1 , 2 e 3}. Assim podemos descartar as alternativas (B) e (C) já que possuem os algarismos 4.

Convertendo 14710 (o “10” subscrito representa “base dez”) para a base quatro. A conversão é realizada por múltiplas divisões por 4:

147 / 4 = 36 e resto 3. O resto 3 é o algarismo das unidades do numero convertido para a base quatro, logo 14710 é 12034 .

Resolução a pedido da Profª. Édnamar.

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