Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 21 – Processo de Promoção – Professor de Matemática – SEE – São Paulo – 2.013

Observe o trecho da reta numérica, representado a seguir. Os pontos destacados dividem o segmento de reta em intervalos iguais.


Nessa representação, o número correspondente ao ponto P é

(A) 125,5.
(B) 128,25.
(C) 135.
(D) 139,75.
(E) 140.

Solução: (C)

Esta questão está relacionada com conceito de módulo ou valor absoluto. Inicialmente devemos determinar a “distância” entre o ponto 21 e o ponto 116.

Neste caso realizamos uma subtração: 116 – 21 = 95 (vide Fig. 1).
 
Figura 1: Distância entre os números 21 e 116.

Segundo o enunciado cada divisão da reta possui a mesma medida e entre 21 e 116 temos 5 trechos, logo cada trecho mede 95 / 5 = 19.


O ponto P é obtido da soma de 116 + 19 = 135 (vide Fig. 2).

Figura 2: Raciocínio utilizado para determinar o número que representa o ponto P.

Resolução a pedido da Profª. Édnamar.

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