Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 71 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Um pintor gastou R$ 180,00 na compra de algumas latas de tinta em uma promoção, pagando com um desconto de R$ 5,00 por unidade. Esse desconto permitiu que ele comprasse exatamente seis latas a mais do que havia previsto.

O preço de uma lata, sem desconto, é

(A) R$ 15,00.
(B) R$ 13,50.
(C) R$ 12,00.
(D) R$ 11,80.
(E) R$ 10,50.

Solução: (A) 

Seja P o custo unitário de cada lata, sem o desconto, e N o número de latas compradas.

O valor total pago é o produto de P por N. No preço pago, com o desconto de R$ 5,00 temos:

(P – 5) ∙ N = 180

Sem o desconto, o pintor, compraria 6 latas a menos, então:

P ∙ (N – 6) = 180

Por meio desta equação determinamos o número de latas compradas sem o desconto:

N = (180 / P) + 6

Substituindo N na equação:

(P – 5) ∙ N = 180 → (P – 5) ∙ [(180 / P) + 6] = 180 → P2 – 5P – 150 = 0

Resolvendo a equação do segundo grau, obtemos as raízes P1 = 15 e P2 = – 10.

Portanto cada lata de tinta custa R$ 15,00 sem o desconto.

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