Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 57 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Um avião desloca-se 637 km pela linha do equador terrestre, sempre à mesma altitude. Adotando-se o diâmetro da Terra como 1,274.107 m, o ângulo correspondente ao deslocamento, em graus, é de

(A) 6/π .
(B) 9/π .
(C) 12/π .
(D) 18/π .
(E) 21/π .

Solução: (D)

O comprimento de um arco de circunferência é obtido por (π ∙ r ∙ α) / 180º onde r é o raio da circunferência e α é o ângulo central que gera o arco. 

 
637 km → 637000 m → 6,37∙105 m

1,274∙107 m (diâmetro) → 0,637∙107 m (raio) → 6,37∙106 m

6,37∙105 = (π ∙ 6,37∙106 ∙ α) / 180 → α = 18 / π 

Observe que o a altura que o avião voa não foi considerado no cálculo, pois "desloca-se 637 km pela linha do equador terrestre".

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