Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 47 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Ao trabalhar a ideia de proporcionalidade direta por meio do uso de tabelas relacionando grandezas, um aluno afirmou: “– Já sei professor! Duas grandezas são diretamente proporcionais se o valor de uma aumenta e também aumenta o valor da outra.

Em resposta à afirmação do aluno, o professor estaria correto se

(A) desse parabéns ao aluno pela conclusão correta e compartilhasse com a classe a ideia apresentada.
(B) complementasse a afirmação do aluno fazendo raciocínio análogo com relação à diminuição dos valores das grandezas.
(C) desse um contra-exemplo da relação entre a idade e a altura de uma criança em fase de crescimento, que segue a relação proposta pelo aluno, porém não representa grandezas diretamente proporcionais.
(D) complementasse a afirmação do aluno fazendo raciocínio análogo com relação à diminuição dos valores das grandezas para o caso de grandezas inversamente proporcionais.
(E) indicasse para o aluno que o raciocínio feito por ele refere-se à relação de proporcionalidade inversa, e não direta.

Solução: (C)

Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra também aumenta na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra também diminui na mesma proporção.

Então a afirmação do aluno está incompleta sendo necessário que o professor cite um contra exemplo para que o aluno perceba a necessidade de se manter a proporção entre as grandezas envolvidas.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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