Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 43 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Uma planilha de cálculo retangular possui 10 linhas a mais do que colunas. Cada campo da planilha é representado na intersecção de uma linha com a coluna correspondente, e ela possui, no total, 14 859 campos. O número de linhas dessa planilha pode ser obtido através da solução positiva da equação

(A) x2 + 10x + 14 859 = 0
(B) x2 – 10x – 14 859 = 0
(C) x2 – 10x + 14 859 = 0
(D) x2 + 10x – 14 859 = 0
(E) 10x2 + 10x – 14 859 = 0

Solução: (B) 

O problema quer definir qual a equação na qual podemos determinar o numero de linhas e colunas que geram uma planilha composta por 14859 campos (retângulos), em função do número de linhas x.
Seja x o número de linhas, então o número de colunas é x – 10. A quantidade de campos é obtida pelo produto dos dois valores:

x (x – 10) = 14859 x2 – 10 x = 14859 x2 – 10 x – 14859 = 0

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