Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 39 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Analise as seguintes afirmativas sobre prismas e pirâmides:

I. existe prisma com 21 arestas;
II. existe pirâmide com 21 arestas;
III. uma pirâmide com 12 arestas tem 7 faces.
 
É correto o que se afirma em
 
(A) I, II e III.
(B) II e III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) II, apenas.

Solução: (C)

I. existe prisma com 21 arestas → Verdadeiro

Segundo Dolce e Pompeo (1.993, p. 140): “o prisma possui: 3n arestas”. O número de arestas de um prisma é múltiplo de três e sendo 21 = 3 ∙ 7, existe prisma com 21 arestas.

II. existe pirâmide com 21 arestas → Falso

Segundo Dolce e Pompeo (1.993, p. 187): “a pirâmide possui: 2n arestas”. O número de arestas de uma pirâmide é múltiplo de dois e sendo 21 = 3 ∙ 7, não existe pirâmide com 21 arestas.

III. uma pirâmide com 12 arestas tem 7 faces → Verdadeiro

Segundo Dolce e Pompeo (1.993, p. 187): “a pirâmide possui: n faces laterais (triângulos), n + 1 faces, 2n arestas, n + 1 vertices”.

Sendo o total de arestas obtido por 2 ∙ n, logo n = 6. O numero de faces é obtido por n + 1 , logo o número de faces é 6 + 1 = 7.

Fonte: DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Niciolau. Fundamentos da Matemática Elementar - Volume 10: Geometria Espacial, Posição e Métrica. 5º edição. São Paulo: Editora Atual, 1.993.
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