Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 31 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Ao resolver a inequação 2x – 3 / 2 ≥ (x + 2) (x – 1) / x, um aluno concluiu que x ≤ 4 / 5 e para isso resolveu da forma como está descrita a seguir, de I a VI:


Analisando a forma de resolver, pode-se afirmar que

(A) todas as passagens e a conclusão estão corretas.
(B) a passagem de I para II está incorreta, o que compromete o resto da resolução.
(C) a passagem de II para III está incorreta, o que compromete o resto da resolução.
(D) a passagem de III para IV está incorreta, o que compromete o resto da resolução.
(E) a passagem de V para VI está incorreta, o que o faz chegar a uma conclusão incorreta.

Solução: (C)

Observe que temos uma questão referente a um inequação quociente e que a conclusão do aluno está errada visto que x = 0 não pode ser a solução da inequação: (2 ∙ x – 3) / 2 ≥ [(x + 2) ∙ (x – 1)] / x .

O aluno deveria ter seguido:

II. [x ∙ (2 ∙ x – 3)] / (2 ∙ x) ≥ [2 ∙ (x + 2) ∙ (x – 1)] / (2 ∙ x) .

III. {[x ∙ (2 ∙ x – 3)] / (2 ∙ x)} – {[2 ∙ (x + 2) ∙ (x – 1)] / (2 ∙ x)} ≥ 0 .

IV. {(2 ∙ x2 – 3 ∙ x) / (2 ∙ x)} – {(2 ∙ x2 + 2 ∙ x – 4) / (2 ∙ x)} ≥ 0 .

V. (2 ∙ x2 – 3 ∙ x – 2 ∙ x2 – 2 ∙ x + 4) / (2 ∙ x) ≥ 0 .

VI. (– 5 ∙ x + 4) / (2 ∙ x) ≥ 0 .

Realizando o estudo de sinal do numerador e do denominador, obtemos:

2 ∙ x ≠ 0 → x ≠ 0

– 5 ∙ x + 4 = 0 → x = 4 / 5
 


]–∞ , 0]
[0 , 4/5]
[4/5 , +∞[
– 5 ∙ x + 4
+
+
2 ∙ x
+
+
(– 5 ∙ x + 4) / (2 ∙ x)
+


Então a solução é o intervalos 0 < x ≤ 4 / 5.

VII. 0 < x ≤ 4 / 5 .

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