Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 28 – Prova do Estado – (OFA) 2.010 – Professor de Educação Básica II

Considere a sequência de figuras:


Admita que a lei de formação da sequência permaneça a mesma para as figuras seguintes. Sabe-se que uma das figuras dessa sequência tem 179 quadrinhos claros. Uma equação que permite determinar a posição n dessa figura, na sequência, é

(A) n2 + 5n – 182 = 0.
(B) n2 + 5n – 176 = 0.
(C) n2 + 3n – 179 = 0.
(D) n2 + 2n – 176 = 0.
(E) n2 + 2n – 1179 = 0.

Solução: (B)

Sendo n a posição da figura. o total de quadradinhos em cada figura em função da posição é obtida por:
(n + 2) ∙ (n + 3) = n2 + 5 ∙ n + 6

A quantidade de quadradinhos claros em  função da posição é obtida subtraindo-se tr~es quadradinhos escuros:

(n + 2) ∙ (n + 3) – 3 = n2 + 5 ∙ n + 6 – 3 = n2 + 5 ∙ n + 3

Seja o total de quadradinhos claros 179, temos:

n2 + 5 ∙ n + 3 = 179 → n2 + 5 ∙ n – 176 = 0

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