Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Professor de Educação Básica II – Matemática

Concurso: Professor de Educação Básica II – Matemática
Ano: 2.012
Órgão: Prefeitura de Sertãozinho SP
Instituição: Vunesp
Questão: 34
 
Os amigos André, Bernardo e Caetano foram a um teatro cujos lugares não eram marcados. Resolveram sentar-se em uma fileira que tinha quatro lugares disponíveis e seguidos. O número de maneiras diferentes que esses três amigos podem sentar-se nesses lugares disponíveis é

(A) 4.
(B) 6.
(C) 12.
(D) 24.
(E) 36.

Solução: (D)

A primeira pessoa tem 4 possibilidades de escolha para se sentar; a segunda tem 3 possibilidades de escolha; e a terceira tem 2 possibilidades de escolha.

O princípio fundamental da contagem nos diz que sempre devemos multiplicar os números de opções entre as escolhas que podemos fazer, logo: 4 x 3 x 2 = 24 possibilidades diferentes dos amigos se sentarem nas cadeiras disponíveis.
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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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