Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 69 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

Observe as representações de polígonos.


É correto afirmar que apenas

(A) a Figura 1 representa um polígono convexo.
(B) a Figura 2 representa um polígono convexo.
(C) a Figura 3 representa um polígono convexo.
(D) as Figuras 1 e 2 representam polígonos convexos.
(E) as Figuras 2 e 3 representam polígonos convexos.
 
Solução: (E)
 
Segundo Dolce e Pompeo (1.997, p. 134) um polígono convexo “se, e somente se, a reta determinada por dois vértices consecutivos quaisquer deixa todos os demais (n – 2) vértices num mesmo semiplano dos dois que ela determina. Se um polígono não é convexo, diremos que ele é um polígono côncavo”.

Assim temos: Figura 1 é um polígono côncavo; Figura 2 é um polígono convexo e Figura 3 é um polígono convexo.

Fonte: DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Niciolau. Fundamentos da Matemática Elementar - Volume 9: Geometria Plana. 7º edição. São Paulo: Editora Atual, 1.997.
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