Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 61 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

A única solução que satisfaz, ao mesmo tempo, as inequações y – x2 ≥ 0 e x – y ≥ 0 é a região escura representada no item:

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Solução: (B)

x – y ≥ 0 → x ≥ y → y ≤ x → inequação do primeiro grau → gráfico é uma reta

y – x2 ≥ 0 → y ≥ x2 → inequação do segundo grau → gráfico é uma parábola

Figura 1: Gráfico com as soluções das inequações da questão.

Analisando a Figura 1, observe que a soluções que satisfazem a inequação y ≤ x são aquela localizadas a direita e abaixo da reta; e as soluções que satisfazem a inequação y ≥ x2 são aquela localizadas acima da parábola.

A solução final da questão é a intersecção das soluções da inequação y ≤ x com as soluções da inequação y ≥ x2.

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