Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 56 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

A professora Clara apresentou aos alunos o seguinte gráfico:


Em seguida, perguntou qual seria a representação algébrica dessa imagem. Cinco alunos seus apresentaram respostas diferentes:

Graça: y ≥ 1 e x ≤ 5
Fernando: y ≤ 1 e x ≥ 5 e x ≤ y
Pedro: x ≥ y, 1 ≤ x ≤ 5 e y ≥ 1
Aline: y ≤ 1 e x ≥ 5
Antônio: x ≤ 5 e x ≥ y

Analisando as cinco respostas, a professora verificou que o aluno que respondeu corretamente foi

(A) Graça.
(B) Fernando.
(C) Pedro.
(D) Aline.
(E) Antônio.

Solução: (C)

Segundo a análise do gráfico temos um triângulo retângulo, onde: um cateto é paralelo ao eixo das abscissas e o outro paralelo ao eixo das ordenadas.

O cateto, paralelo ao eixo das abscissas, compreende os pontos cuja abscissa pertence ao intervalo 1 ≤ x ≤ 5.

O cateto, paralelo ao eixo das ordenada, compreende os pontos cuja ordenada pertence ao intervalo 1 ≤ y ≤ 5.

A hipotenusa compreende os pontos que pertence à reta que contem os pontos P1 (1, 1) e P2 (2 , 2), ou seja, y = x, para x e y pertencente ao intervalo [1 , 5].

Logo a resposta de Pedro é a que indica o maior domínio de conhecimento sobre o conteúdo abordado na questão.

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