Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 56 – Formação Básica do Professor e Formação Específica do Professor – 2.007 – Estado de São Paulo

Sejama, b ecretas paralelas distintas, com b entre a e c, tais que a distância entre a e b seja 5 e a distância entre b e c seja 7. A área de um quadrado ABCD em que A ∈ a, B ∈ b e C ∈ c é igual a

(A) 35.
(B) 42.
(C) 50.
(D) 74.
(E) 144.

Solução: (D)

A Figura 1 mostra a construção partindo dos dados do problema.


Figura 1: Construção obtida pelos dados do enunciado.

Iniciaremos construindo duas perpendiculares a reta b, uma passando por A que chamaremos AM e outra passando por C que chamaremos de CN, formando assim dois triângulos retângulos: o triângulo AMB (reto em M) e o triângulo CNB (reto em N), onde AM e CN são alturas deste triângulo. Observe a Figura 2.


Figura 2: Construção das perpendiculares AM e CN.

Na Figura 3 realizamos um estudo referente às propriedades dos ângulos. O menor ângulo entre o lado AB e a reta a e o menor ângulo entre o lado AB e a reta b (o ângulo ABM) são ângulos alternos internos, logo são congruentes.


Figura 3: Estudo relacionado aos ângulos formados entre os lados do quadrado e as retas paralelas.

Os ângulos ABM e CBN são complementares (a soma destes ângulos é 90º). Logo o ângulo CBN é côngruo ao ângulo BAM.

Segundo o critério de caso de congruência entre triângulos basta que apenas dois ângulos e um lado sejam congruentes para que os triângulos sejam congruentes. Portanto os triângulos AMB e CNB são congruentes.

Pelo Teorema de Pitágoras podemos determinar a medida do lado do quadrado:

h2 = c2 + c2
 
h2 = 72 + 52 = 49 + 25 = 74

h = √ 74

Áreaquadrado = (lado)2 = (√ 74)2 = 74

Resolução a pedido da Profª. Cleonice.

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