Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 55 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica II

Avalie as afirmações associadas à função polinomial f: ]a, b[ → R, dada por f(x) = a x4 + b x3 + c x2 + d x + e, com a ≠ 0, representada pelo gráfico da figura a seguir, em que R corresponde ao conjunto dos números reais.


I. Para 0 < x < b, a função é decrescente.
II. A função possui duas raízes reais distintas.
III. O valor de eé zero.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.
(B)  II, apenas.
(C)  III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E)  I, II e III.

Solução: (B)

I. Para 0 < x < b, a função é decrescente → Falso



Segundo a definição f (x) é decrescente em um determinado intervalo se, e somente se, para todo x1 e x2 pertencente ao intervalo tal que para x1 < x2 então f (x1) > f (x2).



Analisando o gráfico neste intervalo para alguns valores de x1 < x2 → f (x1) < f (x2), logo não é decrescente.



II. A função possui duas raízes reais distintas → Verdadeiro



A raiz de uma equação é o ponto onde o gráfico da função intersecta o eixo das abscissas.



Analisando o gráfico, neste intervalo, o eixo das abscissas é intersectado em dois pontos.



III. O valor de e é zero → Falso



Para calcular o valor de e consideremos x = 0,



f (x) = a ∙ x4 + b ∙ x3 + c ∙ x2 + d ∙ x + e



f (0) = a ∙ 04 + b ∙ 03 + c ∙ 02 + d ∙ 0 + e



f (0) = e



Então e é o valor onde o gráfico intersecta o eixo das ordenadas, no intervalo o gráfico não intersecta o eixo das ordenadas no ponto (0 , 0), segundo o gráfico e < 0.

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