Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 53 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

A professora de matemática entregou para cada um dos seus alunos 7 cartões recortados em forma de pentágonos regulares e retângulos.


Ela solicitou que os alunos fizessem uma colagem com fita crepe, utilizando todos os cartões de forma a obter uma caixa fechada. Beatriz, sua aluna, fez a colagem cor-retamente e obteve uma caixa em formato de

(A) paralelepípedo.
(B) pirâmide de base pentagonal.
(C) prisma de base pentagonal.
(D) pirâmide de base retangular.
(E) prisma de base hexagonal.

Solução: (C)

Observe que os pentágonos são congruentes, da mesma forma os retângulos são congruentes. A medida do lado do pentágono é congruente a um dos lados do retângulo, desta forma os pentágonos são as bases do prisma e os retângulos são as laterais.

O prisma formado possui altura de 4,5 cm e as laterais da face de 2 cm

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