Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 40 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Em uma escola, todos os alunos do período da manhã tive-ram que escolher apenas uma dentre as seguintes ativida-des esportivas: vôlei, basquete, judô e futebol. Os resulta-dos dessas escolhas estão expressos no gráfico.


De acordo com as informações contidas nesse gráfico, pode-se dizer que, em relação ao total, a porcentagem de meninas que escolheu basquete é de

(A) 7,5%.
(B) 12,5%.
(C) 15,0%.
(D) 22,5%.
(E) 30,0%.
 
Solução: (A)

O total de alunos é a soma dos meninos e das meninas que participam em cada esporte, ou seja, nesta escola estudam 400 alunos. No basquete participam 30 meninas, logo:

30 / 400 = 0,075 = 7,5%

Comentários

Sérgio disse…
Se 10% de 400 é 40, como 30% de 400 pode ser 7,5%?

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Origami Modular: Hexaedro Regular

Sistema de Equações Ilustradas

Seguidores