Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 37 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Considere o seguinte arco de parábola:


O ponto máximo dessa parábola tem como coordenadas

(A) (10, 108)
(B) (10, 116)
(C) (9, 132)
(D) (8, 144)
(E) (8, 128)

Solução: (E)

Analisando o gráfico temos as raízes da equação do segundo grau que gera esta parábola e que para x = 4 → y = 96.

A equação do segundo grau (y = a ∙ x2 + b ∙ x + c) pode ser escrita na forma fatorada: y = a ∙ (x – x1) ∙ (x – x2) onde x1 e x2 são as raízes da equação.

y = a ∙ (x – x1) ∙ (x – x2) → x1 = 0 e x2 = 16

y = a ∙ (x – 0) ∙ (x – 16) → y = a ∙ (x) ∙ (x – 16) = 0

y = a ∙ (x) ∙ (x – 16) → para x = 4 então y = 96

96 = a ∙ (4) ∙ (4 – 16) → a = – 2.

A equação que gerou a parábola é: y = – 2 ∙ (x) ∙ (x – 16) = – 2 ∙ x2 + 32 ∙ x, Determinando o vértice, o ponto V (Vx , Vy) da parábola, temos:

Vx = – b / (2 ∙ a) = 8

Vy = – Δ / (4 ∙ a) = – (b2 – 4 ∙ a ∙ c) / (4 ∙ a) = 128

O vértice da parábola localiza-se no ponto V (8 , 128).

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