Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 36 – Formação Básica do Professor e Formação Específica do Professor – 2.007 – Estado de São Paulo

Quando um raio de luz é refletido em uma superfície lisa, o ângulo formado pelo raio incidente com a superfície é congruente ao ângulo formado pelo raio refletido com a superfí-cie. Na figura, os ângulos ABC e BCD medem, respectiva-mente, 90º e 70º e o raio incidente faz um ângulo de medida x = 30º com a superfície AB. Sob que ângulo o raio incide em AB na segunda vez?


(A) 40º.
(B) 50º.
(C) 60º.

(D) 70º.
(E) 80º.

Solução: (D)

A Figura 1 mostra como determinar os ângulos de incidência sobre as reta BC e CD. 

Figura 1: Determinado os ângulos de incidência sobre as retas BC e CD.

Para calcular o ângulo de incidência sobre a reta BC observe que o raio de luz forma e as retas AB e BC forma um triângulo do qual conhecemos dois ângulos o ângulo de reflexão de 30º e o ângulo B de 90º, assim o ângulo de incidência é de 60º (soma dos ângulos internos de um triângulo é 180º).

Para calcular o ângulo de incidência sobre a reta CD observe que o raio de luz forma e as retas BC e CD forma um triângulo do qual conhecemos dois ângulos o ângulo de reflexão de 60º e o ângulo C de 70º, assim o ângulo de incidência é de 56º.

Para determinar o ângulo de incidência pedido na questão temos que construir duas retas que nos auxiliarão na compreensão da solução. Uma reta é paralela a AB e que passa pelo ponto em que o raio de luz incide sobre CD e outra reta é paralela a BC e que passa por este mesmo ponto (vide Figura 2).

Figura 2: Construção de linha auxiliares.

A reta CD está inclinada 70º em relação a reta BC, temos uma diferença de 20º para que esteja perpendicular em relação a reta BC, logo o ângulo que o raio de luz refletido por CD está em relação a AB é de 20º.

A reta p
aralela a BC que traçamos forma com a reta AB e o raio de luz um triângulo do qual conhecemos dois ângulos 20º e 90º (AB e BC são perpendiculares entre si), portanto o ângulo de incidência é de 70º.

Resolução a pedido da Profª. Cleonice.

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores