Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 31 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Em uma cidade, a altura máxima da maré em seu porto ocorreu exatamente às 12 horas. A altura da água do mar nessa cidade é uma função periódica, pois oscila regularmente entre maré alta e maré baixa, ou seja, a altura da maré aumenta até atingir um valor máximo (maré alta) e vai diminuindo até atingir um valor mínimo (maré baixa), para depois aumentar de novo até a maré alta, e assim por diante. A altura h, em metros, da maré, nesse dia, no porto da cidade, pode ser obtida, aproximadamente, pela sentença: h (t) = 2,5 + 1,5 ∙ cos[(π/4) ∙ t] sendo t o tempo decorrido, em horas, após as 12 horas. Assim, a altura h da maré às 16 horas, ou seja, quando t = 4 horas é

(A) 4,0 m.
(B) 3,6 m.
(C) 2,5 m.
(D) 2,0 m.
(E) 1,0 m. 
 
Solução: (E)

h (t) = 2,5 + 1,5 ∙ cos [(π/4) ∙ t]

­

h (4) = 2,5 + 1,5 ∙ cos [(π/4) ∙ 4]

h (4) = 2,5 + 1,5 ∙ cos (π)

Sabemos que cos (π) = –1 ,então:

h (4) = 2,5 + 1,5 ∙ (–1) = 1 m

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