Um professor propôs o seguinte problema aos seus alunos:
Paulo comprou 3 bolas de futebol iguais e pagou, no total, R$ 109,00. Quanto ele pagaria por uma dúzia dessas bolas?
Alguns alunos apresentaram a seguinte resolução:
12 ÷ 3 = 4
109,00 × 4 = 436,00
Analise as afirmações a seguir.
I. O professor deve chamar atenção dos alunos de que a melhor forma de resolver o problema é calcular,
necessariamente, a taxa unitária – preço de uma única bola – para, depois, calcular o preço da quantidade solicitada e não do modo como apresentaram.
II. A resolução apresentada por esses alunos não é correta do ponto de vista da matemática, embora tenham encontrado o preço correto da quantidade de bolas solicitada.
III. Os alunos que apresentaram a resolução exposta mostram que têm domínio da noção de proporcionalidade direta entre as grandezas envolvidas.
IV. Os alunos não dominam a noção de proporcionalidade, pois não aplicaram a regra de três para resolver o problema.
Pode-se considerar correto o que se afirma apenas em
(A) II.
(B) III.
(C) IV.
(D) I e III.
(E) I e IV.
Solução: (B)
I. O professor deve chamar atenção dos alunos de que a melhor forma de resolver o problema é calcular, necessariamente, a taxa unitária – preço de uma única bola – para,
depois, calcular o preço da quantidade solicitada e não do modo como
apresentaram → Falso
Segundo
os Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (PCN’s, 1.997, p.33): “resolver
um problema pressupõe que o aluno: elabore um ou vários procedimentos de
resolução (como, por exemplo, realizar simulações, fazer tentativas, formular
hipóteses)”.
O
aluno deve ser estimulado pelo professor em desenvolver seus próprios meios para
resolver um determinado exercício. Recomenta-se
a leitura do item “O Recurso à Resolução de Problema” dos PCN’s (p. 32) para
conhecer os objetivos da aplicação de um problema.
II. A resolução
apresentada por esses alunos não é correta do ponto de vista da matemática,
embora tenham encontrado o preço correto da quantidade de bolas solicitada →
Falso
A
resolução está totalmente correta do ponto de vista da matemática,
provavelmente não foi resolvido utilizando o método ensinado pelo professor.
III. Os alunos
que apresentaram a resolução exposta mostram que têm domínio da noção de
proporcionalidade direta entre as grandezas envolvidas → Verdadeiro
O
método que o aluno utilizou foi descobrir quantos grupos de três bolas existem
em uma dúzia, visto que o problema indica o preço de três bolas. Realizado esta
etapa o aluno utilizou os conceitos de proporcionalidade direta para descobrir
o preço de uma dúzia de bola.
Se
um grupo de três bolas custam R$ 109,00 então quatro grupos de três bolas custam
436,00.
IV. Os alunos
não dominam a noção de proporcionalidade, pois não aplicaram a regra de três
para resolver o problema → Falso
O
fato de aplicar ou não a regra de três da forma clássica como ela é ensina
pelos professores não implica a falta de domínio o conceito de
proporcionalidade.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática
/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
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