Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 26 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

O polígono JULIA, desenhado na malha quadriculada da figura, representa um terreno.


Se o lado de cada quadradinho da malha corresponde a 5 m, então, a área do terreno é

(A) 1 875 m2.
(B) 2 150 m2.
(C) 2 750 m2.
(D) 3 125 m2.
(E) 3 250 m2.

Solução: (A)

Dividindo-se o polígono por uma linha perpendicular ao segmento AI e passando pelo ponto U, obtemos dois trapézios do qual conhecemos as medidas das bases e as alturas.

Áreatrapézio = [(base menor + base maior) / 2] ∙ (altura)

Temos um trapézio com bases medindo 25m e 40m e altura 30m e outro com bases medindo 25m e 35m e altura 30m.

Áreatrapézio = [(25 + 40) / 2] ∙ (30) = 975 m2 

Áreatrapézio = [(25 + 35) / 2] ∙ (30) = 900 m2 

ÁreaJULIA = 975 + 900 = 1875 m2

Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores