Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 23 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Um funcionário recém-contratado por uma empresa recebeu, em mãos, a seguinte tabela que contém as quantidades de 3 tipos de produtos, A, B e C, recebidos ou devolvidos em 3 lojas da empresa, acompanhadas dos respectivos valores que cada loja deveria remeter ao gerente financeiro pela transação.


O preço unitário do produto tipo B é

(A) R$ 1.000,00.
(B) R$ 1.250,00.
(C) R$ 1.500,00.
(D) R$ 1.750,00.
(E) R$ 2.000,00.

Solução: (E)
 
Temos um sistema de equações com três incógnitas:

A – 2B + 2C = 1000 (i)

2A – 2C = 4000 → A – C = 2000 (ii)

B + C = 3000 (iii)

Isolando A em (i) obtemos:

A = 1000 + 2B – 2C

Substituindo A em (ii) obtemos:

A – C = 2000 → (1000 + 2B – 2C) – C = 2000

2B – 3C = 1000 (iv)

Utilizando as equações (iii) e (iv) formamos um sistema de equações com duas incógnitas:

B + C = 3000 (iii)

2B – 3C = 1000 (iv)

Resolvendo este sistema B = 2000, logo o preço unitário de B é R$ 2.000,00

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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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