Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas.


A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas.


O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações.


Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra, Geometria Analítica, Funções e Trigonometria.



Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas.


Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sempre bom estar preparado.�…

Questão 21 – Prova do Estado – (OFA) 2.013 – Professor de Educação Básica II

Ao se utilizar uma calculadora com doze dígitos para dividir 1 por 253, o visor mostrará o valor 0,00395256917. Assim, é correto afirmar que

(A) o número 1 / 253 não é racional, pois o quociente não é um número inteiro.
(B) o número 1 / 253 não é racional, pois o quociente não é uma dízima periódica.
(C) o número 1 / 253 é racional, apesar de o número de dígitos da calculadora não permitir identificar o período da dízima.
(D) o número 1 / 253 não é real, apesar de ser irracional.
(E) não é possível concluir que o número 1 / 253 é racional nem irracional, tendo em vista que as informações dadas são insuficientes.

Solução: (C)

Segundo Hefez (2.002, p. 35) “usualmente define-se uma número racional como sendo uma fração a / b com a e b números inteiros e b ≠ 0”.

Segundo Swokowski e Cole (2.006, p. 2) “um número racional é um número real que pode ser expresso na forma a / b onde a e b são números inteiros e b ≠ 0”.

Conforme as definições destes matemáticos a divisão de dois números inteiros gera, desde que o denomindador ou o divisor não seja nulo, um número racional  mesmo que o visor da calculadora não permita ver todo o número decimal possibilitando verificar o período da dízima periódica.

HEFEZ, Abramo; Curso de Álgebra, volume 1. 3º ed. Rio de Janeiro: Associação Instituto nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2.002.

SWOKOWSLI, Earl W. COLE, Jeffery A. Álgebra y Trigonometría con Geometría Analítica. 11º ed. México: Thomson, 2.006.
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