Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Memesmática

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O método utilizado por Derp é:

(1º) subtrau 25 do número que se deseja elevar ao quadrado;
(2º) subtrau de 50 o número que se deseja elevar ao quadrado;
(3º) calculou o quadrado do valor obtido no segundo passo;
(4º) colocar o resultado obtido no terceiro passo à direita do resultado obtido no primeiro passo.

Na realidade o processo é:

(1º) subtrair 25 do número que se deseja elevar ao quadrado e multiplicar por 100;
(2º) subtrair de 50 o número que se deseja elevar ao quadrado;
(3º) eleve o resto da subtração ao quadrado;
(4º) somar o resultado obtido no primeiro passo com o resultado obtido no terceiro passo.

Matematicamente escrito temos: seja n o número inteiro positivo que devemos elevar ao quadrado, então devemos realizar a seguinte operação:

n2 = [(n – 25) ∙ 100] + (50 – n)2

O processo como realizado por Derp só é possível no intervalo 41 ≤ n ≤ 59.

Para n > 59 e n < 41 implica que |50 – n| ≥ 10 impossibilitando o processo, logo 0 ≤ |50 – n| ≤ 9.

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