Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 33 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica I

Considere o trecho da reta numérica, representado a seguir. Os pontos destacados dividem a reta em intervalos iguais.


Nessa representação, o número correspondente ao ponto P é

(A) 114,6.
(B) 109.
(C) 104,8.
(D) 102.
(E) 100.

Solução: (B)

Inicialmente calculamos a distância entre o ponto 24 e o ponto 92.

d = | 92 – 24 | = | 68 | = 68

Temos então que 68 unidades separam o ponto 24 e do ponto 92. Temos três números entre estes dois pontos e quatro espaços entre eles, assim dividindo 68 por 4 obtemos 17 unidades. Portanto a seqüência indicada é 24 – 41 – 58 – 75 – 92 , logo o ponto P é dado pela soma de 92 + 17 = 109.

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