Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 30 – Prova do Estado – (OFA) 2.012 – Professor de Educação Básica I

Um retalho de tecido de forma retangular tem 120 cm de comprimento e 90 cm de largura. Um segundo retalho, também retangular, tem 80 cm de comprimento e conserva a mesma razão entre o comprimento e a largura do primeiro.
Desse modo, a diferença entre as larguras dos retalhos é igual a

(A) 30 cm.
(B) 35 cm.
(C) 40 cm.
(D) 45 cm.
(E) 50 cm.

Solução: (A)

Como os retalhos conservam a mesma razão entre o comprimento e a largura temos:

Comprimento (cm)           Largura (cm)

120                                  90
80                                    x

Assim, temos:

120 / 80 = 90 / x

Obtemos então que a largura do retalho menor é de 60 cm. Portanto a diferença entre as larguras dos retalhos é determinada por: 90 cm – 60 cm = 30 cm.

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