Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Artifício para Ler o Pensamento

Objetivo: Descobrir o número que a pessoa esta pensando.

Etapas: 

(1) Peça a um aluno que lance, em segredo, dois dados comuns de seis faces;

(2) Diga que some os valores das faces de cima dos dados;

(3) Peça para escolher um dos dados e somar o valor da face de baixo ao valor obtido anteriormente;

(4) Agora peça para que lance este mesmo dado novamente e some o valor da face de cima ao valor obtido anteriormente, e diga para não mexer mais nos dados;

(5) Vire e diga que vai adivinhar o valor obtido pelas somas realizadas pelo aluno;

(6) Olhe para os dados e mentalmente some os valores das faces de cima, e some ainda sete ao resultado obtido. Tendo assim o valor da soma realizada pelo aluno.

Exemplo: O aluno lança os dados e obtém nas faces de cima cinco e dois, somando obtém sete (5+2=7). Escolhendo o dado cinco na face de baixo temos dois, assim somando a sete obtemos nove (7+2=9). Ao lançar novamente o dado obtém um quatro somando a nove obtém o resultado final treze (9+4=13).

Ao virar o professor observa sobre a mesa um dado com o valor dois na face de cima e o valor quatro na face de cima do outro dado, assim somando estes valores obtemos seis (2+4 = 6). Somando sete obtém treze (6+7=13).

Explicação Matemática: Este artificio é facilmente compreendido, pois a soma de duas faces opostas de um dado de seis faces é sempre sete.

Ao pedir que o aluno escolha um dado e some o valor da face oposta tem-se sempre uma parcela sete nesta soma

Assim basta somar sete aos valores que aparecem nas faces superiores para descobrir o total obtido pelo aluno.

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Latex Editor (Equações Matemáticas)

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