Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Artifício para Ler o Pensamento

Objetivo: Descobrir o número que a pessoa esta pensando.

Etapas: O Professor “P” pede para o Aluno “A” que pense em um número, multiplique por 5, some 6, multiplique por 4, some 9, multiplique por 5, diga o resultado.

Deste valor o Professor “P” subtrai 165, obtendo um número na forma X00, desprezando o 00 temos que X é o número pensado pelo Aluno “A”.

Exemplo: o Aluno “A” pensa no número 12, então calcula sucessivamente: 60, 66, 264, 273 e 1365.

Do resultado 1365 o Professor “P” subtrai 165, obtendo 1200, desprezando o 00, conclui-se que o numero pensado pelo Aluno “A” é 12.

Explicação Matemática: Este artificio é facilmente compreendido quando os passos aplicados são expressos por símbolos algébricos. Se n o número escolhido pelo Aluno “A”, então as operações sucessivas resultam:

Operação (Passos)
Resultado


Multiplique por 5
5 . n
Some 6
5 . n + 6
Multiplique por 4
(5 . n + 6) . 4 = 20 . n + 24
Some 9
20 . n + 24 + 9 = 20 . n + 33
Multiplique por 5
(20 . n + 33) . 5 = 100 . n + 165

O resultado obtido pelo Aluno “A” é dado por 100 . n + 165, onde n é o número inicialmente pensado por ele. Assim, quando o Professor “P”, subtrai 165, temos 100 vezes o número pensado pelo aluno, ou seja, 100 . n, para obter o valor n devemos dividir por 100, isto explica porque devemos desconsiderar o 00 final do número dado pelo Aluno “A”.

Fonte: NORTHROP, Eugene P. Curiosidades da Matemática.Livros Pelicanos CP 18. Lisboa: Editora Ulisséia, 19??.

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