Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Resolução de Questão de Concurso Público

Concurso: Concurso Público - Escrevente Técnico Judiciário (Campinas e Guarulhos) - Prova Objetiva
Ano: 2.011
Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Instituição: Fundação Vunesp
Questão: 3 (versão 4)

A figura compara as alturas, medidas em metros, de dois painéis decorativos triangulares, fixados em uma parede, que simulam árvores de Natal. Sabendo-se que a soma das medidas das alturas dos dois painéis é igual a 4 m, e que em cada painel foram instaladas 200 lampadazinhas coloridas por metro quadrado, pode-se concluir que o número de lâmpadas instaladas no painel de maior altura foi igual a



(A) 200.
(B) 250.
(C) 275.
(D) 300.
(E) 325.

Solução: (B)

Seja h a altura do painel maior e h1 a altura do painel menor. Segundo o enunciado do problema:

h + h1 = 4 → h1 = 4 – h

Pela escala ao lado temos, que:

h1 = (3 / 5) . h

Substituindo h1 na segunda equação:

4 – h = (3 / 5) . h → 4 = (3 / 5) . h + h → 4 = (8 / 5) . h → h = (5 . 4 ) / 8 = 5 / 2 m

Portanto a altura do painel maior é de 2,5 m. Para saber a quantidade de lâmpadas, basta multiplicar a área do painel pelo numero de lâmpadas por m2.

nlâmpadas = (área do painel) , (número de lâmpadas/m2)

Sendo o painel triangular, temos:

nlâmpadas = {[(base . altura)] / 2} . (200 lâmpadas/m2) =

= {[(1 m) . (5/2 m)] / 2} / 200 lâmpadas/m2 =

= {(5/2 m2) / 2} . (200 lâmpadas/m2) = (5/4 m2) . (200 lâmpadas/m2) =

= 250 lâmpadas

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