"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo."


"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo."

"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos."

Galileu Galilei (1.564 + 78 = 1.642)

Álgebra + Aritmética + Geometria = Matemática

Aviso aos Navegantes

Não se deve estudar em um texto matemático ( livro, artigo resolução de problema, ... ) como se estivesse lendo um romance. Também não faz qualquer sentido ler um texto matemático marcando as passagens que você considera importantes. Ler um texto matemático é um processo ativo. Você tem que participar. Leia devagar, com cuidado e sabendo que uma grande parte dos detalhes é em geral omitida quando o texto é escrito.

Qualquer texto matemático que contivesse todos os detalhes seria imenso e seria impossível de ser lido. É normal encontrar nestes textos frases do tipo "evidentemente" ou "é fácil ver que". Elas não significam que o que vem em seguida deve ser imediatamente entendido pelo leitor, mas que neste ponto alguns detalhes foram suprimidos e que você deve usar papel e lápis para preencher estes detalhes que estão faltando.

Quando for estudar matemática tenha à mão lápis, papel de rascunho e borracha (não tenha medo de errar). Leia o texto com atenção e escreva (e não apenas leia) os exemplos que aparecem no livro. Faça você mesmo os cálculos. Invente seus próprios exemplos a respeito do que esta sendo explicado. Matemática é uma das poucas ciências em que você não precisa acreditar no autor.

Se você estiver lendo um texto sobre um experimento de física você, em geral, não terá condições de realizar as experiências a que ele se refere. Se estiver lendo um texto sobre um período da história você não terá acesso as fontes que o autor teve. Quando estiver lendo um texto matemático você pode e deve verificar todas as afirmativas do autor.

Fonte: HOGBEN, Lancelot. Maravilhas da Matemática. Porto Alegre: Globo, 1970.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lista de Exercícios Preparatória para o Profmat

Maria se exercita regularmente em sua bicicleta, por 30 minutos. Sua meta, em cada sessão, é gastar, no mínimo, 420 kcal. Depois de se exercitar por 20 minutos, ela observa no mostrador que já gastou 240 kcal. Para cumprir seu objetivo, ela deve aumentar a intensidade do exercício nos próximos 10 minutos de maneira a aumentar o dispêndio de calorias por minutos em relação à média dos primeiros 20 minutos em:

(A) 25%
(B) 30%
(C) 50%
(D) 60%
(E) 80%

Solução: (C)

Calculando a taxa de calorias que Maria consumiu nos 20 min de exercício temos:

240 kcal / 20 min = 12 kcal/min

Se Maria consumiu 240 kcal ainda lhe resta gastar: 420 kcal – 240 kcal = 180 kcal, assim a taxa de consumo de caloria nos 10 min finais na sessão de exercícios, é:

180 kcal / 10 min = 18 kcal/min

Assim é necessário que aumente a taxa de consumo em 6 kcal/min.


kcal
%
12
100
6
x

12 / 6 = 100 / x

12 . x = 100 . 6

x = (100 . 6) / 12 = 50%

Disponível em <http://www.profmat-sbm.org.br/default.asp>. Acessado em: 27 de janeiro de 2.011.

2 Comments:

Helen said...

Luiz Francisco,
Participo tb do grupo do prof mat pelo yahoo. Acessei seu blog e gostei mto. Parabéns!

Helen Liberatori

Jorge Ramiro said...

Eu sempre fui bom em matemática, agora eu trabalho em ums restaurantes em itu e eu não preciso de calculadora para fazer as contas.

Isto é Matemática

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