Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 80 – Prova do Estado – (OFA) 2.011


Um importante aspecto de um experimento com distribuição normal é que a probabilidade de ocorrência de um resultado que esteja entre x1 e x2 é igual à área sob a curva normal associada, no eixo x, desde x = x1 até x = x2. Adotando-se por µ o valor da média da distribuição e por σ seu desvio padrão, sabemos que a relação entre estes valores permite descrever a área sob a curva normal, como mostra o gráfico a seguir.
 
 
Supondo que numa amostra aleatória de alunos da sua escola a distribuição das alturas seja considerada normal com média µ = 1,60 m e desvio padrão σ = 0,1 são feitas as seguintes afirmações:

I.         34,13% da amostra tem altura entre 1,60 m e 1,70 m.
II.        95,44% da amostra tem altura entre 1,40 m e 1,80 m.
III.      É mais provável selecionar um aluno com altura superior a 1,90 do que um aluno com altura inferior a 1,60.

Com relação as afirmações acima podemos concluir que:

(A) todas estão corretas.
(B) somente as afirmações I, II estão corretas.
(C) somente as afirmações II, III estão corretas.
(D) somente a afirmação I e III estão corretas.
(E) somente a afirmação I está correta.

Solução: (B)

µ – 3 σ = 1,60 – 0,3 = 1,30 m.
µ – 2 σ = 1,60 – 0,2 = 1,40 m.
µ – σ = 1,60 – 0,1 = 1,50 m
µ = 1,60 m.
µ + σ = 1,60 + 0,1 = 1,70 m.
µ + 2 σ = 1,60 + 0,2 = 1,80 m.
µ + 3 σ = 1,60 + 0,3 = 1,90 m.

Item ( I ), verdadeiro, pois a área entre µ (1,60 m) e µ + σ (1,70 m) é igual a metade de 68,26%;

Item ( II ), verdadeiro, pois a área entre µ – 2 σ (1,40 m) e µ + 2 σ (1,80 m) é igual a 95,44%;

Item ( III ), falso, pois a área que é maior que µ + 3 σ (1,90 m), que corresponde aos alunos com altura maior de 1,90 m é igual a 0,13 % e para a altura menor que 1,60m temos a área igual a 50 %, logo é mais provável escolher um aluno com altura inferior a 1,60 m.

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