Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem...
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Questão 58 – Prova do Estado – (OFA) 2.014 – Professor de Educação Básica II
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O
material de apoio ao Currículo – Caderno do Professor (CP) propõe ao professor
o desenvolvimento de uma sequência de atividades de ladrilhamento para alunos
do 7.º ano do Ensino Fundamental. Nela, o aluno poderá investigar as
possibilidades de ladrilhamento do plano com polígonos regulares. Nesse
sentido, o professor de Matemática apresentou aos alunos os polígonos
regulares, conforme mostra a figura, e que indicassem aqueles que permitem
ladrilhar um plano sem sobreposição das peças.
Os
alunos devem chegar à conclusão de que os tipos de polígonos que podem
ladrilhar um plano são:
(A)
I e II, apenas.
(B)
II e III, apenas.
(C)
I, II e III, apenas.
(D)
I, II e IV, apenas.
(E)
I, II, III e IV.
Solução: (C)
Aplicando
o Método de Resolução de Problemas segundo Polya:
1° – Compreensão
do Problema
Segundo
o enunciado temos: I – triângulo equilátero, II – quadrado, III – hexágono, e
IV – octógono.
Segundo
o enunciado temos que identificar com quais destes polígonos podemos utilizar
para ladrilhar (recobrir) uma área sem precisar sobrepor peças, ou seja, deve
existir um encaixe perfeito.
Uma
das formas de solucionar esta questão é recortar figuras congruentes de cada
polígono e realizar a cobertura de uma área e verificar quais satisfazem a
condição do enunciado.
Podemos
construir um desenho de como seria uma área ladrilhada com cada polígono para
analisar o que ocorre.
2° – Estabelecimento
de um Plano
Construir
um desenho planificando uma área utilizando o polígono II (quadrado), pois é
comum utilizar esta forma como azulejo.
Observar
as principais características do desenho e realizar uma correspondência com os
demais polígonos.
Nesta
vídeo-aula do Telecurso 2000 é apresentado este assunto, vale a pena conferir:
3° – Execução do
Plano
Na
Figura 1 temos o desenho de uma área ladrilhada com ladrilhos quadrados.
Figura 1: Ladrilho Quadrado.
Para
uma melhor compreensão apresento um applet do Geogebra para utilizar os quadrados
como ladrilho. O ponto em azul é utilizado para mover cada ladrilho e o ponto
vermelho é utilizado para girar o ladrilho ao redor ponto azul.
Observe
que ao redor do vértice A temos 4 ângulos de 90°, ou seja, uma volta completa
360°, formado pelos ângulos internos do polígono. Os ladrilhos estão todos encaixados,
sem sobreposição.
Podemos
relacionar estas características com os outros polígonos: no triângulo equilátero
temos 60° como valor do ângulo interno, logo se pode formar um ângulo de 360°
ao redor de um dos vértices, agrupando seis triângulos equiláteros congruentes;
no hexágono temos 120° como valor do ângulo interno, logo se pode formar um ângulo
de 360° ao redor de um dos vértices, agrupando três hexágonos congruentes.
Entretanto
o mesmo não ocorre no octógono onde temos 135° como valor do ângulo interno,
logo não se forma um ângulo de 360° ao redor de um dos vértices.
Então
para que seja possível utilizar um polígono como ladrilho é necessário que o
valor do ângulo interno seja múltiplo de 360°.
Desta
forma somente os polígonos (I), (II) e (III) podem ser utilizados como
ladrilhos (vide Figura 2)
Figura 2: Ângulos Internos dos polígonos. Observe que seis triângulos equiláteros formam um hexágono regular.
4° – Avaliação
Da
mesma forma, como realizado com o ladrilho quadrado temos um applet do Geogebra
para utilizar os outros polígonos como ladrilho. O ponto em azul é utilizado
para mover cada ladrilho e o ponto vermelho é utilizado para girar o ladrilho
ao redor ponto azul.
Explorando o mundo virtual encontrei outra forma de realizar a adição ou subtração de duas frações com denominadores diferentes. O processo é igual ao apresentado na postagem sobre o Método Oculto , entretanto é bem mais didático e agradável para ser apresentados aos alunos, principalmente aos alunos do Ensino Fundamental I. Para somar ou subtrair frações da maneira borboleta, siga os passos observando as borboletas abaixo ilustram o procedimento de 3/4 + 2/5 e de 3/4 - 2/5 . 1. Escreva as frações lado-a-lado, como de costume e desenhe duas asas ao longo das diagonais formadas pelo numerador de uma fracção e o denominador da outra fracção e desenhar uma antena em cada asa. 2. Tal como sugerido pelas asas, que se parecem com um sinal de multiplicação ( "X" ), multiplicar os números em cada asa e colocar o produto na antena para a asa correspondente. 3. Você pode pensar ou dizer: "Esta pobre borboleta precisa de um corpo". Para dar-lhe um...
Sistemas de Equações ilustradas estão ganhando espaço nas redes sociais. A ideia é alterar as tradicionais letras de algumas equações por imagens, geralmente de um tema específico. A forma de resolução não é diferente da tradicional seguindo uma sequência lógica e a última equação, muitas vezes, requer uma atenção especial. O primeiro que resolvi (não me lembro quando) está na Figura 1: Figura 1: Minha primeira resolução de uma Equação Ilustrada. Este tipo de atividade pode ser motivador para os alunos. A aplicação desta atividade pode ser na forma de exercícios livres em algum momento da aula, ou em atividades no qual os alunos criam suas próprias Sistemas Equações Ilustradas (utilizando os temas que mais lhes agradam) compartilhando com seus colegas nas redes sociais. Lembrando que resolver ou não um destes sistemas não o torna um gênio da matemática ou do raciocínio lógico. Abaixo compartilho algumas outros Sistema...
Nesta divertida versão das tradicionais Palavras Cruzadas utiliza-se os resultados de operações matemáticas no lugar de palavras. Resolva as expressões e coloque a prova as suas habilidades aritméticas e matemáticas. Fonte: GRARCIA, Joan Carles. ESQUERDO, Susanna. Para mantenerse en forma. Juegos de Mente: Cálculo - volume 2. Imaginarte Juegos / RBA Coleccionables: Barcelona (Espanha).. 2007. EDITEC: Espanha. * * * Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!
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