Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 30 – Vestibulinho Etec (2° prova) – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.009

Considere uma balança equilibrada. Num de seus pratos estão colocados 800 gramas de farinha, 350 gramas de fubá e 100 gramas de polvilho doce. No outro prato, estão colocados 400 gramas de arroz e 5 pacotes de biscoito.


Quanto pesa, em quilogramas, cada pacote de biscoito?


Dados: 1000 gramas equivalem a 1 quilo



(A) 0,17.

(B) 0,70.

(C) 0,84.

(D) 1,70.

(E) 8,45.



Solução: (A)



Consideremos $x$ o peso de um pacote de biscoito.


Convertendo os pesos de gramas para quilogramas:


Produtogramas
(g)
quilogramas
(kg)
farinha8000,800
fubá3500,350
polvilho doce1000,100
arroz4000,400



Segundo o enunciado "num de seus pratos estão colocados 800 gramas de farinha, 350 gramas de fubá e 100 gramas de polvilho doce", ou seja, temos um total de $0,800\; \mathrm{kg}+0,350\; \mathrm{kg}+0,100\; \mathrm{kg}=1,250\; \mathrm{kg}$.


No outro prato temos "400 gramas de arroz e 5 pacotes de biscoito", ou seja:$0,400\; \mathrm{kg}+5\; \cdot \; x$.


Se a balança está em equilibrio, existe uma igualdade entre os pesos, logo: $0,400\; \mathrm{kg}+5\; \cdot \; x=1,250\; \mathrm{kg}$.


Temos então uma equação:$0,400+5\; \cdot \; x=1,250$. Calculando o valor de $x$.


$0,400+5\; \cdot \; x=1,250$


$5\; \cdot \; x=1,250-0,400$


$5\; \cdot \; x=0,850$


$x=\frac{0,850}{5}=0,170$


Então cada pacote de biscoito (ou bolacha?) pesa $0,170\; \mathrm{kg}$ ou $0,17\; \mathrm{kg}$.





Referência de Estudo
Disciplina Série / Ano Bimestre
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
5ª / 6°
Matemática
Conteúdo: Números.
6ª / 7°
Matemática
Conteúdo: Números / Relações.
7ª / 8°
Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Nilson José Machado. – 1. ed. atual. – São Paulo : SE, 2011.











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Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







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