Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

Imagem
Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Como presentear um Matemático no Natal?



Final de ano, época em que se realiza trocas de presentes entre amigos e familiares.


A escolha de um presente em sí já é uma tarefa complicada e se torna ainda mais complexa quando a pessoa que receberá o presente é um(a) amante de Matemática.


Pensando nestas pessoas, apresento algumas sugestões:


1. Livros! livros !! E mais Livros!!! - Não fique surpreso, todo amante de matemática adora um bom livro. Pode soar extranho, mas recomendo que não de livros de matemática teórica - eles sabem quais os livros são os melhores e provavelmente já possuem estes exemplares em suas bibliotecas. Recomendo alguns destes estilos literários:


1.1. Livros de Divulgação Matemática - são livros que tratam da matemática aplicada no cotidiano, apresentando histórias e contexto na qual a rainhas da ciências é extremamente importante.
































1.2. Livros de Jogos e Puzzles - são livros que recheados de jogos, de quebra-cabeças, de passatempos e de curiosidades envolvendo números e conceitos matemáticos.


1.3. Mangás - são livros que utilizam o universo dos mangás  no ensino conceitos matemáticos.
































1.4. Romance de Ficção Científica e/ou Suspense - são livros que tratam da matemática aplicada no cotidiano, apresentando histórias e contexto na qual a rainhas da ciências é extremamente importante.


2. Camisetas - uma breve pesquisa na internet e você pode encontrar diversas camisetas com frase e símbolos que envolva a matemática. Se você não sabe o que a citação significa ou você não tem certeza, apenas o Google (parece básico, mas garanto-lhe que funciona). Aqui estão alguns exemplos:

















3. Jogos e Puzzles - está é a sugestão que apresenta a maior variedade. O mescado apresenta muitos jogos de estratégia e de raciocínio lógico, começando com o velho popular cubo de Rubik e todas as suas variações e puzzles construídos com madeira, argolas e cordões. Aqui estão alguns exemplos:



























Espero que estas sugestões ajude ao leitor na hora de escolher uma lembrança para seu (ou sua) matemático(a) preferido(a).


Se tiver algum sugestão ou dica de site para encontrar presentes assim deixe nos comentários



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!









Comentários

Latex Editor (Equações Matemáticas)

Postagens mais visitadas deste blog

Adição ou Subtração de 2 Frações: o Método da Borboleta

Sistema de Equações Ilustradas

Origami Modular: Hexaedro Regular

Seguidores