Técnica de Sobrevivência: Cálculo I

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Atualmente as redes sociais, por meio de meme, difundem a dificuldade clássica para a maioria dos estudantes que iniciam um curso superior na área de exatas. A dificuldade está em passar na disciplina de Cálculo, mais precisamente não Cálculo I, base de todo curso de exatas. O conceito de Cálculo na matemática é muito diferente aquele atribuído por uma pessoa no seu cotidiano. Trata-se de ferramenta matemática que permite estudar diversos fenômenos e eventos que ocorrem em determinadas situações. Para seu estudo e compreensão é necessário o domínio de conceitos de Álgebra , Geometria Analítica , Funções e Trigonometria . Se o leitor está pensando em realizar um curso na área de exatas, pode ser relevante aos seus estudos, realizar uma Avaliação Diagnóstica, para analisar seus conhecimentos nestas quatro áreas. Em seus livros James Stewart, costuma disponibilizar, logo de inicio, uma avaliação deste tipo. Que tal realizar esta avaliação? Lembre-se que é sem

Questão 29 – Vestibulinho Etec – Centro Paula Souza – 1° Semestre de 2.008


Eduardo e Mônica estavam brincando de adivinhações com números inteiros positivos.





Ao ouvir a resposta de Mônica, Eduardo imediatamente revelou o número original que Mônica havia pensado.


O número que Mônica havia pensado era um


(A) divisor de 12.

(B) divisor de 15.

(C) divisor de 24.

(D) múltiplo de 5.

(E) múltiplo de 12.



Solução: (E)



Não sabemos o número pensado por Mônica, logo podemos considerar uma letra, neste caso $N$.


Agora iremos reproduzir os passos que Eduardo falou para Mônica realizar:


Eduardo Mônica

Pense em um número


$N$


Multiplique esse número por 10


$N \times 10=10\cdot N$


Agora subtraia o número pensado do resultado obtido


$10\cdot N - N=9 \cdot N$


Some 180 ao novo resultado


$9 \cdot N + 180$


Finalmente divida o último resultado obtido por 9


$\frac{9 \cdot N + 180}{9}=N+20$




Observe que para qualquer número $N$ pensado a resposta será na forma $N + 20$, então, para saber este valor devemos subtrair 20 do valor que a Mônica disse, observe:


$N + 20 = 68 \Rightarrow N=68 - 20 = 48$


O número que Mônica pensou é $48$. Sabemos que $48$ é múltiplo de $12$, pois $48=12\times 4$.



***

Não se esqueça que a matemática está em todo lugar! Aprecie!







Comentários

Anônimo disse…
O que acontece com o 1° 9 da equação?

Latex Editor (Equações Matemáticas)

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